TEOLOGIA DO CORPO
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A Teologia do Corpo é uma longa catequese dada pelo Papa João Paulo IInas audiências de quarta-feira entre 1979 e 1984 sobre a sexualidade, o amor humano e a família.
Esse aspecto histórico é importante, pois ao longo deste tempo ocorreram dois acontecimentos de grande relevância. O primeiro foi o Sínodo dos Bispos de 1980 que cuidou da missão da família cristã; o segundo foi a Exortação Apostólica Familiaris consortio, publicada em 1981 como fruto daquele Sínodo.
Nessa Exortação, publicada, pois, na época em que era proferida a presente catequese, o Papa sugere "uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar, que se inspire nos motivos da criação, da aliança, da cruz, da ressurreição e do sinal" (Familiaris consortio, 56c).
Nesta indicação do Santo Padre podemos encontrar luzes para construir uma espiritualidade que responda aos desafios enfrentados pela família às portas do Terceiro Milénio cristão. E essas luzes parecem brilhar com mais intensidade na presente catequese, na qual João Paulo II desenvolveu e aprofundou, justamente, os temas propostos, sobre uma base personalista.
São 129 catequeses, divididas em duas partes principais com uma síntese conclusiva:
A primeira parte, é dividida em três capítulos, que se dedicam à análise de três textos-chaves do Evangelho.
Vê-se, pois, que nesta primeira parte, foram desenvolvidos os temas dacriação e da ressurreição à luz da redenção operada por Cristo na cruz.
A segunda parte, dedica-se à análise do sacramento do matrimónio com base na Epístola aos Efésios (Ef.5,22-33) e está organizada em três capítulos. As reflexões são conduzidas na consideração das duas dimensões essenciais deste sacramento e da lei da vida que deste decorre:
O Papa, com os dois primeiros capítulos, completa o desenvolvimento dos temas por ele mesmo sugeridos para se construir uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar. Embora esta catequese sobre O amor humano no plano divino não esgote completamente os temas sugeridos, não se pode deixar de considerá-la como valioso material de estudo e de formação.
A essas reflexões, o Papa junta no terceiro capítulo uma reflexão sobre a Encíclica Humanae vitae, respondendo, com base personalística e bíblica, às interrogações do homem de hoje. Segundo o Papa, a doutrina desta Encíclica está em relação orgânica quer com a sacramentalidade do matrimónio, quer com toda a riqueza bíblica da teologia do corpo, contida nas palavras-chaves de Cristo. Em certo sentido, o Papa afirma que "se pode até dizer que todas as reflexões que tratam da 'redenção do corpo e da sacramentalidade do matrimónio', parecem constituir um amplo comentário à doutrina contida precisamente na Encíclica Humanae vitae" (O amor humano no plano divino, 127, 2).
Esperamos que este material, tão rico e profundo, possa ser útil a todos os que dele fizerem uso.
Os mesmos temas são retomados por João Paulo II, de forma sintética, na Carta Apostólica A Dignidade da Mulher escrita em 1988.
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quarta-feira, 13 de agosto de 2014
TEOLOGIA DO CORPO
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