A importância do trabalho de A .. Vergote (1921 - 2013) sobre a relação entre a teologia, fé e psicanálise
No estudo da relação entre teologia, fé ea psicanálise, a obra de Antoine Vergote é de suma importância .Devido ao seu carácter pioneiro, grau, qualidade e excelente multi-skill seu autor (psicanalista, fundador da escola belga de Psicanálise , psicólogo e teólogo religião filósofo reconhecido internacionalmente)
Jacob A. Belzen descrito como um " gigante intelectual ":" Eu raramente, talvez nunca, testemunhou uma tal combinação de carisma pessoal, bolsa de estudos superiores e de grande caráter . [...] Acredite, se você fez o seu caminho através da profundidade da análise que você pode encontrar com Vergote, muito da psicologia da religião --outras Assemelha-se principalmente falar sem derramamento de sangue . "( Veja este texto inteiro )
Biografia de Antoine Vergote " ;
A informação sobre a morte de Antoine Vergote (10 de outubro de 2013) "
Bibliografia de Antoine Vergote "
Textos de Antoine Vergote
Textos Antoine Vergote "
Rencensions de Antoine Vergote funciona "
Fotos e vídeos de Antoine Vergote "
(itens também disponíveis através do seguinte contra menu à esquerda)
Última artigo de Antoine Vergote
A. Vergote: "Como e por que se interessou pela psicologia da religião", em Jacob A. Belzen, (Ed).Psicologia da Religião: autobiográficos Contas , New York, Springer, 2012, pp. 243-248.
Vergote fala especialmente seu encontro com Heidegger, a influência do cristianismo na concepção do ser humano como um ego pessoal, o caráter gnóstico da abordagem junguiana à religião, de Estudos carmelitas e importância para suas obras de Teresa de Ávila e João da Cruz
Trechos da entrevista: " Eu me tornei cada vez mais convencido de que a concepção ocidental filosófica e psicológica do ser humano branco como ego pessoal é ano-safra conseqüência essencial da revelação bíblica-cristã Deus . Na minha tese de doutorado de teologia, Tudo que foi baseado ano de estudo exegético, o meu objectivo para mostrar foi que é que não se destinam a redenção do pecado auto-revelação do divino ser branco como um Deus pessoal Essa é a principal ideia, a maioria está no quarto Evangelho explicitamente . Este é, naturalmente, de grande importância para o ano de psicologia orientação empírica da religião. [...] Nos anos 1954-1958 Paris era um lugar mais interessante, tanto, direta e indiretamente, para um psicólogo futuro da religião. As leituras de Merleau-Ponty sobre a fenomenologia e por Levi-Strauss é etnografia foram estimulantes para os psicólogos. própria psicologia da religião, no entanto, só estava presente fora da universidade, no convento das Carmelitas Essencialmente, que publicou o famoso e (a partir de um psicologia do ponto de vista) altamente significativas Estudos carmelitas , as questões de Todos que é misticismo e uma posse (Satan, 1948) foram de grande importância para um ramo da psicologia As TIC na infância. A tendência do pensamento neste grupo era essencialmente junguiana, objetivo que eles tinham simpatia e real interesse psicológico no trabalho de psicanalistas Tal como Lacan e Dolto, os psicanalistas freudianos que não concordavam com a visão racionalista convincente da religião.
Durante esse tempo, eu me tornei completamente familiarizados com as grandes obras de Jung e de confiança se comprometeu a em discussões com os psicoterapeutas junguianos. Aos poucos percebeu que a oposição betweens Freud e Jung é de grande importância para a psicologia da religião. Ainda me lembro da oposição virulenta a Freud na mão do Alguns terapeutas junguianos ou teólogos, bebeu meus estudos em teologia me fez perceber que rapidamente Sua interpretação junguiana da religião bíblica foi uma nova forma de os pontos de vista gnósticos que permeava o pensamento cristão no sul da Europa em Após a segunda e séculos.Os estudos para o doutorado em exegese teológica tinha me permitiu detectar tesesgnósticas novos recursos em psicologia junguiana e para entender o fascínio que detinha para aqueles com interesses psicológicos e religiosos . As discussões com os junguianos Psicólogos e psicológico Fortalecido meus interesses teológicos escritos místicos, especialmente as de João da Cruz e Teresa de Ávila . Eu ainda acredito, porém, que um fundo psicanalítico freudiano ajuda a leitura e compreensão da tese psicológica extraordinária Todas as análises de que os místicos realizar e elucidar. Certamente que me ajudou a escrever o meu trabalho Culpa e Desejo "
Leia as três primeiras páginas do artigo (também disponível no site da editora ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário