A chave para uma espiritualidade conjugal Authentic |
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O que é a espiritualidade conjugal? Como é que a família se tornar autenticamente espiritual? Para João Paulo II, as respostas a estas perguntas "do espírito" são revelados no corpo ...O que é a espiritualidade conjugal? Como é que a família se tornar autenticamente espiritual?Para João Paulo II, as respostas a estas perguntas "do espírito" são revelados no corpo. Isto é o que podemos aprender com João Paulo II "teologia do corpo". Nesta coleção de 129 endereços de audiências gerais entregues no início de seu pontificado, João Paulo desenvolveu o que promete ser uma das suas contribuições mais duradouras para a Igreja e para o mundo. Estabelecer uma espiritualidade conjugal autêntico é essencial se quisermos restaurar a família e construir uma cultura de vida. Como fazemos isso? De acordo com o Santo Padre, "Aqueles que procuram a realização de sua própria vocação humana e cristã no matrimônio são chamados, em primeiro lugar, para fazer essa" teologia do corpo "... o conteúdo da sua vida e comportamento" (abril 2, 1980). mais católicos estão ouvindo sobre a teologia do corpo. Ainda assim, muito poucos deles sabem o que realmente ensina. O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos temas do ensino de João Paulo e delinear as bases para a construção de uma espiritualidade conjugal e familiar autêntico. |
do mistério de Deus
A tese do Papa, se deixá-lo afundar em, é a certeza de revolucionar a nossa compreensão do corpo humano, sexualidade e, por sua vez, o casamento ea vida familiar. "O corpo, e somente ele," João Paulo diz, "é capaz de fazer o que é visível invisível, o espiritual eo divino. Ele foi criado para transferir para a realidade visível do mundo, o mistério invisível escondido em Deus desde tempos imemoriais e, assim, a ser um sinal de que "(20 de fevereiro de 1980).
Uma boca cheia de palavreado erudito, eu sei. O que isso significa? Como, criaturas corporais físicos simplesmente não podemos ver Deus. Ele é puro Espírito. Mas Deus quis fazer seu mistério visível para nós, então ele bateu-o em nossos corpos, criando-nos como homem e mulher à sua imagem (Gn 1:27).
A função desta imagem é para refletir a Trindade, "uma divina inescrutável comunhão de [três] Pessoas "(14 de novembro de 1979). João Paulo conclui, assim, que "o homem tornou-se a" imagem e semelhança "de Deus não somente através da própria humanidade, mas também através da comunhão de pessoas que homem e mulher formam desde o início." E o Papa acrescenta: "Por tudo isso, desde" o começo, "não desceu a bênção da fertilidade ligada à procriação humana" (ibidem).
O corpo tem um "significado esponsal", porque revela o homem ea mulher da chamada para tornar-se um presente para o outro, um presente plenamente realizado em sua união "uma só carne". O corpo também tem um "significado generativo" que (se Deus quiser) traz um "terceiro" para o mundo através de sua comunhão. Desta forma, o casamento constitui um "sacramento primordial", entendida como um sinal de que realmente comunica o mistério da vida e do amor de marido e mulher trinitária de Deus, e através deles a seus filhos, e por meio da família para o mundo todo.
Isto é o que espiritualidade conjugal tem tudo a ver: participar da vida e do amor de Deus e compartilhá-lo com o mundo. Enquanto este é certamente um chamado sublime, não é etéreo.É tangível. O amor de Deus é para ser vivido e sentido na vida diária como um casal e como família. Como? Vivendo de acordo com a verdade do corpo.
"De fato, como indispensável", o Santo Padre insiste, "é o conhecimento aprofundado do significado do corpo, na sua masculinidade e feminilidade, ao longo do caminho desta vocação! Como necessário é uma clara consciência do significado esponsal do corpo, do seu significado generativo - já que tudo o que forma o conteúdo da vida dos casais devem encontrar constantemente a sua dimensão plena e pessoal na convivência, no comportamento, nos sentimentos " (02 de abril de 1980).
Uma boca cheia de palavreado erudito, eu sei. O que isso significa? Como, criaturas corporais físicos simplesmente não podemos ver Deus. Ele é puro Espírito. Mas Deus quis fazer seu mistério visível para nós, então ele bateu-o em nossos corpos, criando-nos como homem e mulher à sua imagem (Gn 1:27).
A função desta imagem é para refletir a Trindade, "uma divina inescrutável comunhão de [três] Pessoas "(14 de novembro de 1979). João Paulo conclui, assim, que "o homem tornou-se a" imagem e semelhança "de Deus não somente através da própria humanidade, mas também através da comunhão de pessoas que homem e mulher formam desde o início." E o Papa acrescenta: "Por tudo isso, desde" o começo, "não desceu a bênção da fertilidade ligada à procriação humana" (ibidem).
O corpo tem um "significado esponsal", porque revela o homem ea mulher da chamada para tornar-se um presente para o outro, um presente plenamente realizado em sua união "uma só carne". O corpo também tem um "significado generativo" que (se Deus quiser) traz um "terceiro" para o mundo através de sua comunhão. Desta forma, o casamento constitui um "sacramento primordial", entendida como um sinal de que realmente comunica o mistério da vida e do amor de marido e mulher trinitária de Deus, e através deles a seus filhos, e por meio da família para o mundo todo.
Isto é o que espiritualidade conjugal tem tudo a ver: participar da vida e do amor de Deus e compartilhá-lo com o mundo. Enquanto este é certamente um chamado sublime, não é etéreo.É tangível. O amor de Deus é para ser vivido e sentido na vida diária como um casal e como família. Como? Vivendo de acordo com a verdade do corpo.
"De fato, como indispensável", o Santo Padre insiste, "é o conhecimento aprofundado do significado do corpo, na sua masculinidade e feminilidade, ao longo do caminho desta vocação! Como necessário é uma clara consciência do significado esponsal do corpo, do seu significado generativo - já que tudo o que forma o conteúdo da vida dos casais devem encontrar constantemente a sua dimensão plena e pessoal na convivência, no comportamento, nos sentimentos " (02 de abril de 1980).
Espiritualidade encarnada
Uma das maiores ameaças que pesam sobre a Igreja de hoje é um "espiritualismo" em que as pessoas desencarnam sua vocação à santidade. Nunca viver uma vida espiritual significa evitando nossos corpos. A espiritualidade autêntica é sempre uma espiritualidade encarnada.
Esta é a "lógica" do cristianismo. Deus comunica a sua vida para nos no e através do corpo;na e através da Palavra que se fez carne. O espírito que nega esta "realidade encarnada" é a do anti-Cristo (ver 1 Jo 4, 2-3).
Pense nisso por um momento. João Paulo nos ensina que o corpo humano - na beleza da diferença sexual e nosso chamado à união esponsal - possui uma "linguagem" inscrita por Deus que não só proclama seu mistério eterno, mas que faz mistério presente para nós. Se há um inimigo de Deus que quer nos impedir de vida e de amor, de Deus, onde, então, que ele iria fazer isso?
objetivo de Satanás é para embaralhar o idioma de nossos corpos! E veja o quão bem sucedido ele tem sido. Por causa do sistema de Satanás, a maioria de nós são analfabetos quando se trata de ler a linguagem do corpo. Quantos de nós, por exemplo, acho que os nossos corpos são o último lugar para procurar a revelação do mistério de Deus?
Esta é a "lógica" do cristianismo. Deus comunica a sua vida para nos no e através do corpo;na e através da Palavra que se fez carne. O espírito que nega esta "realidade encarnada" é a do anti-Cristo (ver 1 Jo 4, 2-3).
Pense nisso por um momento. João Paulo nos ensina que o corpo humano - na beleza da diferença sexual e nosso chamado à união esponsal - possui uma "linguagem" inscrita por Deus que não só proclama seu mistério eterno, mas que faz mistério presente para nós. Se há um inimigo de Deus que quer nos impedir de vida e de amor, de Deus, onde, então, que ele iria fazer isso?
objetivo de Satanás é para embaralhar o idioma de nossos corpos! E veja o quão bem sucedido ele tem sido. Por causa do sistema de Satanás, a maioria de nós são analfabetos quando se trata de ler a linguagem do corpo. Quantos de nós, por exemplo, acho que os nossos corpos são o último lugar para procurar a revelação do mistério de Deus?
A construção de uma autêntica espiritualidade
A fim de construir uma espiritualidade conjugal autêntico, então, temos de começar por aprender a ler a verdadeira linguagem do corpo. Devemos orar para os olhos para ver o mistério de Deus revelado através de nossos corpos e através da própria união conjugal. O pecado é o que nos cega.: A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos ea soberba da vida (1 Jo 2:16)
Ao falar sobre o amor entre homem e mulher, temos de lidar principalmente com a concupiscência da carne. Casamento de nenhuma maneira "legitima" a luxúria. Homens e mulheres são chamados pelo poder do Espírito Santo para experimentar uma vitória "real e profunda" sobre luxúria. Através da "redenção do nosso corpo", o Espírito Santo impregna o desejo sexual ", com tudo o que é nobre e belo", com "o valor supremo que é o amor" (22 de outubro e 29 de 1980).
Isto é como maridos e esposas construir uma autêntica espiritualidade: por amar um ao outro de acordo com o Espírito Santo em e através de seus corpos. O amor conjugal é mostrada de várias maneiras, mas os cônjuges que estão cheios do Espírito percebe "entre as possíveis manifestações de afeto, o significado singular, ou melhor, excepcional do [conjugal] ato" (21 de novembro de 1984). Eles passaram a entender que sua união sexual "carrega em si o sinal do grande mistério da criação e da redenção" (14 de novembro de 1984). Em uma palavra, eles passaram a entender que sua união é "eucarística."
Quando recebemos dignamente a Eucaristia, dá nova vida em toda a nossa vida. Quando recebê-lo indignamente, comemos e bebemos nossa condenação (1 Co 11:29). Da mesma forma, quando os cônjuges abrir sua união com o Espírito Santo, todo o casamento traz continuamente nova vida no Espírito. No entanto, se os cônjuges fechar sua união com o Espírito, eles minam toda a realidade do seu casamento e sua vida familiar.
Uma das principais formas que permanecem abertos ao Espírito é permanecendo aberto a crianças. Quem é o Espírito Santo, mas o Senhor que dá a vida? Aqueles casais que fecham sua união com as crianças, ao mesmo tempo fechar sua união com o Espírito Santo. Sua união não é mais um sinal do amor trinitário de Deus, mas, na verdade, torna-se um contra-sinal.
É por isso que João Paulo diz que "a antítese da espiritualidade conjugal é constituída, em certo sentido, pela falta subjetiva de esse entendimento [da dignidade do ato conjugal], que está ligada à prática contraceptiva e mentalidade "(ibid).
Para aqueles que estão cheios do Espírito Santo, a contracepção é simplesmente impensável. Eles sabem que substitui a verdadeira linguagem do corpo com uma mentira. E que se encontram no coração da intimidade conjugal tem um efeito cascata, como não falar a verdade. Cônjuges que se esforçam para falar honestamente no abraço nupcial nos esforçamos para ser aberto e honesto com cada um em toda a sua vida de casados.
Enquanto Maria Roussseau professora expressa, quando os cônjuges vivem uma autêntica espiritualidade ", o amor que marca o seu leito conjugal se espalha. ..into a cozinha, o quintal, o supermercado, o local de trabalho, e mais além. Seu amor, eventualmente, se espalha por todo o mundo, para os domínios da política, trabalho, educação, entretenimento, assistência à saúde e as relações internacionais. Tal é o processo exato pelo qual a civilização do amor vem a ser "(Chicago Studies, Vol 39: 2, p 175.).
Ao falar sobre o amor entre homem e mulher, temos de lidar principalmente com a concupiscência da carne. Casamento de nenhuma maneira "legitima" a luxúria. Homens e mulheres são chamados pelo poder do Espírito Santo para experimentar uma vitória "real e profunda" sobre luxúria. Através da "redenção do nosso corpo", o Espírito Santo impregna o desejo sexual ", com tudo o que é nobre e belo", com "o valor supremo que é o amor" (22 de outubro e 29 de 1980).
Isto é como maridos e esposas construir uma autêntica espiritualidade: por amar um ao outro de acordo com o Espírito Santo em e através de seus corpos. O amor conjugal é mostrada de várias maneiras, mas os cônjuges que estão cheios do Espírito percebe "entre as possíveis manifestações de afeto, o significado singular, ou melhor, excepcional do [conjugal] ato" (21 de novembro de 1984). Eles passaram a entender que sua união sexual "carrega em si o sinal do grande mistério da criação e da redenção" (14 de novembro de 1984). Em uma palavra, eles passaram a entender que sua união é "eucarística."
Quando recebemos dignamente a Eucaristia, dá nova vida em toda a nossa vida. Quando recebê-lo indignamente, comemos e bebemos nossa condenação (1 Co 11:29). Da mesma forma, quando os cônjuges abrir sua união com o Espírito Santo, todo o casamento traz continuamente nova vida no Espírito. No entanto, se os cônjuges fechar sua união com o Espírito, eles minam toda a realidade do seu casamento e sua vida familiar.
Uma das principais formas que permanecem abertos ao Espírito é permanecendo aberto a crianças. Quem é o Espírito Santo, mas o Senhor que dá a vida? Aqueles casais que fecham sua união com as crianças, ao mesmo tempo fechar sua união com o Espírito Santo. Sua união não é mais um sinal do amor trinitário de Deus, mas, na verdade, torna-se um contra-sinal.
É por isso que João Paulo diz que "a antítese da espiritualidade conjugal é constituída, em certo sentido, pela falta subjetiva de esse entendimento [da dignidade do ato conjugal], que está ligada à prática contraceptiva e mentalidade "(ibid).
Para aqueles que estão cheios do Espírito Santo, a contracepção é simplesmente impensável. Eles sabem que substitui a verdadeira linguagem do corpo com uma mentira. E que se encontram no coração da intimidade conjugal tem um efeito cascata, como não falar a verdade. Cônjuges que se esforçam para falar honestamente no abraço nupcial nos esforçamos para ser aberto e honesto com cada um em toda a sua vida de casados.
Enquanto Maria Roussseau professora expressa, quando os cônjuges vivem uma autêntica espiritualidade ", o amor que marca o seu leito conjugal se espalha. ..into a cozinha, o quintal, o supermercado, o local de trabalho, e mais além. Seu amor, eventualmente, se espalha por todo o mundo, para os domínios da política, trabalho, educação, entretenimento, assistência à saúde e as relações internacionais. Tal é o processo exato pelo qual a civilização do amor vem a ser "(Chicago Studies, Vol 39: 2, p 175.).
Em conclusão
É por isso que, de acordo com João Paulo, a educação na teologia do corpo "... constitui o núcleo essencial da espiritualidade conjugal" (03 de outubro de 1984). Esta educação é um toque de clarim para não se tornar mais "espiritual", mas para se tornar mais encarnada -. Permitir que o Espírito Santo para impregnar os nossos corpos com a vida divina
Isto é o que acontece nos sacramentos. A Eucaristia ea Penitência, em particular, são os "infalíveis e indispensáveis" significa, João Paulo diz: "para a formação da espiritualidade cristã da vida conjugal e da vida familiar. Com estes, que criativo 'poder' essencial e espiritual do amor atinge o coração humano e, ao mesmo tempo, corpos humanos .... Este amor, na verdade, permite a construção de toda a vida do casal de acordo com o que a "verdade do sinal," por meio do qual o casamento é construído em sua dignidade sacramental "(03 de outubro de 1984).
Através desta "dignidade sacramental" cônjuges e famílias participam do mistério da Trindade e proclamar o mistério para o mundo em um "encarnada espiritualidade."
Isto é o que acontece nos sacramentos. A Eucaristia ea Penitência, em particular, são os "infalíveis e indispensáveis" significa, João Paulo diz: "para a formação da espiritualidade cristã da vida conjugal e da vida familiar. Com estes, que criativo 'poder' essencial e espiritual do amor atinge o coração humano e, ao mesmo tempo, corpos humanos .... Este amor, na verdade, permite a construção de toda a vida do casal de acordo com o que a "verdade do sinal," por meio do qual o casamento é construído em sua dignidade sacramental "(03 de outubro de 1984).
Através desta "dignidade sacramental" cônjuges e famílias participam do mistério da Trindade e proclamar o mistério para o mundo em um "encarnada espiritualidade."
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