segunda-feira, 9 de junho de 2014

Foi Jesus quem nos revelou o Espírito Santo.


No cenáculo, Jesus apresentou o seu mais longo discurso registrado sobre a pessoa e a obra do Espírito Santo. Nesse discurso, Jesus prometeu que enviaria o Espírito Santo:
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros (João 14.16-18).
Quando nos fala do divino Espírito Santo, Jesus no-lo apresenta como nosso advogado (Paráclito), palavra grega que significa “Aquele que assenta ao lado”
O termo “Espírito” é a tradução do termo hebraico Ruah, que na sua primeira aceção significa sopro, ar, vento.
"O Espírito Santo é uma das três pessoas da Santíssima Trindade. É Deus com o Pai e o Filho com o Pai e o Filho recebe a mesma adoração e glória, como afirma desde há séculos o Símbolo Niceno-Constantinopolitano. Consubstancial com o Pai e o Filho, é inseparável deles, tanto na vida íntima da Trindade como no seu dom de amor ao mundo." 

O evangelho de João chama o Espírito Santo com o termo defensor, aquele que ajuda sempre, em qualquer circunstância, aquele que dá paz e liberdade interior, o "Espírito da verdade," que mantem vivo no crente o estilo de vida do próprio Jesus. 
 Jesus nos alerta severamente sobre " a blasfêmia contra o Espírito Santo" porque este pecado consiste em fechar-se a ação de Deus em nós, ficando nós desamparados, sem ninguém que nos defenda do erro e do mal.

“O Espírito Santo è nosso amigo e companheiro de caminho e nos indica onde está Jesus”: foi o que disse o Papa Francisco .

“Pedimos a graça de  termos familiaridade com o Espírito Santo, pois Ele é um amigo. È uma presença divina que nos ajuda a seguir avante em nossa vida de cristãos. " Francisco. 

"Tu és bem-vindo, espírito santo de Deus.Tu és a quem pedimos e clamamos fogo de Deus sobre nós.Vem, e sopra sobre nós 
Vem,Espírito de Deus."

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, fazei cres­cer em nós os frutos do Espírito Santo. 
Vinde Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração Maria, vossa amadíssima esposa!

Espírito Santo! Descei sobre nós e iluminai-nos! 
Vinde, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário