quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pais, os primeiros catequistas

Pais, os primeiros catequistas


Os primeiros catequistas são os pais. Os pais são os educadores naturais e os filhos deveriam aprender a conhecer a Deus  no colo dos pais. Será difícil levar alguém para Deus se isso não for feito, em primeiro lugar, pelos pais.A melhor maneira de educar, também na fé, é pelo exemplo. Se os pais rezam, os filhos aprender a rezar; se os pais vivem conforme a lei de Deus, os filhos também vão viver assim, e isso se desdobra em outros exemplos. Os genitores precisam rezar com os filhos desde pequenos, cultivar em casa um lar católico, com imagens de santos, o crucifixo nas paredes, etc.; tudo isso vai educando os filhos na fé. 

Cabe aos pais educarem suas crianças, incutindo-lhes o amor incondicional a Deus, pois são eles os grandes responsáveis também pela educação espiritual de seus filhos e por tal serão cobrados.Deus deu as pais a missão de formarem uma verdadeira família cristã e eles não devem delegar ou se omitir  de tão sublime compromisso.
"Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar."( Provérbio 22,6)

Peçamos a Deus para que todos os pais e mães se conscientizem de que seus filhos são bençãos em suas  vidas e para que recebam cada criança desde o dia da sua concepção com muita alegria e fé, confiando na intercessão da virgem Maria para que Ela os acompanhem na difícil porém sublime tarefa que é a paternidade e a maternidade.

Face de Cristo - resplandecei em nós!

Emília Briand

Nenhum comentário:

Postar um comentário