quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cartas às famílias

"Quando um casal une-se em um casamento é uma aliança que simboliza a aliança de Deus (Javé) com seu povo( Israel) no antigo testamento e também na aliança de Jesus Cristo com a Igreja no novo testamento, ou seja é o amor de Deus pelo homem que fica espelhado, sinalizado, no amor de cada homem com a sua esposa..."


"Comunidade de pessoas unidas no amor (Communio personarum), pai, mãe e os filhos..."


 ·  Deus deu uma missão para o casal por isso devemos entender que o casamento não é uma "curtição" a dois...ninguém se casa para curtir a vida, ...nós nos casamos como cristãos para cumprir uma missão...que missão é essa? crescei e multiplicai..
A paternidade e a maternidade humana, mesmo sendo biologicamente semelhantes às de outros seres da natureza, têm em si mesmas de modo essencial e exclusivo uma «semelhança» com Deus, sobre a qual se funda a família, concebida como comunidade de vida humana, como comunidade de pessoas unidas no amor (Communio personarum).

"Quando Deus quis criar o homem, ELE não foi buscar um modelo fora DELE...ELE entrou dentro DELE e foi buscar dentro DELE o modelo para criar o homem..."
"O papa João Paulo II fala da civilização do amor; Deus criou o homem e a mulher para viver o amor. O cosmos, imenso e tão diversificado, o mundo de todos os seres vivos está inscrito na paternidade de Deus como sua fonte (cf. Ef 3, 14-16). ... O ápice de tudo isso está na criação do homem!"
Se é certo que Cristo «revela plenamente o homem a si mesmo» (4), fá-lo a começar da família onde Ele escolheu nascer e crescer. Sabe-se que o Redentor passou grande parte da sua vida no recanto escondido de Nazaré, «submisso» (Lc 2, 51) como «filho do homem» a Maria, sua Mãe, e a José, o carpinteiro. Esta sua «obediência» filial não é já a primeira manifestação daquela obediência ao Pai «até à morte» (Fil 2,8 por meio da qual redimiu o mundo?"
"O homem sai da família para realizar, por sua vez num novo núcleo familiar, a própria vocação de vida. Mesmo quando opta por ficar sozinho, a família permanece, por assim dizer, o seu horizonte existencial, como aquela comunidade fundamental onde se radica toda a rede das suas relações sociais, desde as mais imediatas e próximas até às mais distantes."
"A família é única é irrepetível...não tem duas famílias iguais...o homem não pode separa-se da família...o homem vem ao mundo no seio de uma família...podendo-se dizer que a ela deve o próprio fato de existir como homem...Quando falta a família logo à chegada da pessoa ao mundo, acaba por criar-se uma inquietante e dolorosa carência que pesará depois sobre toda a vida. "Carta às famílias
A Família é uma via da qual o ser humano não pode separar-se..." Carta às Famílias

"A família é a via( caminho) da igreja!"


" Somente as «pessoas» são capazes de pronunciar tais palavras: "Prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te por todos os dias de nossas vidas...apenas elas conseguem viver «em comunhão» sobre a base da escolha recíproca, que é, ou deveria ser, plenamente consciente e livre."
As palavras do consentimento matrimonial definem aquilo que constitui o bem comum do casal e da família. Antes de mais, o bem comum dos esposos: o amor, a fidelidade, a honra, a permanência da sua união até à morte — «por toda a nossa vida». O bem de ambos, que é simultaneamente o bem de cada um, deve tornar-se depois o bem dos filhos.

"Não há nada mais digno do que ser pai e ser mãe, do que dar a vida... a coisa mais maravilhosa que Deus fez para nós foi fazer com que nós pudessemos participar desse dom de criador..."


O amor é exigente
14. Aquele amor, ao qual o apóstolo Paulo dedicou um hino na Primeira Carta aos Coríntios — aquele amor que é «paciente», é «benigno», e «tudo suporta» (1 Cor 13, 4.7) — é, sem dúvida, um amor exigente. Mas nisto mesmo está a sua beleza: no facto de ser exigente, porque deste modo constrói o verdadeiro bem do homem e irradia-o também sobre os outros






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