sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

GENTILEZA GERA GENTILEZA( retirado do blog Triunfo da amiga Lidu benigno)


A gentileza, a gratidão e o cuidado são frutos do despreendimento.São antídotos para ressentimentos que acabam alianças e causam fraturas irrecuperáveis nas relações. Repercute positivamente na possibilidade humana de creditar os benefícios do  companheirismo, da ajuda mútua e fomenta a sociabilidade.
Um provérbio francês diz:‘a gratidão é o coração da memória’, é um jeito poético de lembrar que devemos guardar com carinho o que recebemos de atenção e zelo. Mas é comum creditarmos mais mérito aos nossos próprios esforços e minimizarmos o mérito alheio, esquecendo-nos de agradecer o que recebemos de atenção. Parece ser um sacrifício nos abrirmos ao exercício da gratidão pelo que os outros nos proporcionam.
Essa tendência à menos-valia pelo esforço dos outros pode levar à desconfiança mútua; pode trazer repercussões negativas à capacidade humana de crer e criar a amizade. A amizade é uma criação humana. É um sentimento que nos dota de  possibilidade criadora. Quando construímos uma amizade, somos seres criadores: somos autores de um amigo
Daniel Goleman, psicólogo e neurocientista, defende que as aptidões pessoais essenciais são transmitidas na infância e adolescência. Ele diz que precisamos ensinar o alfabeto emocional às crianças e jovens, sob pena de eternizarmos a dificuldade de conviver com bem-estar emocional e social. Mas ele ensina também que é possível desenvolver competência emocional.
Para ele, a necessidade de trabalhar habilidades emocionais é ainda mais significativa, por vivermos uma realidade extremamente impactada pelo individualismo e e que dá claros sinais de desintegração do senso comunitário e dos hábitos de civilidade.
A infância e a adolescência são realmente pontos críticos como períodos nos quais são introduzidos hábitos emocionais. Mas, em que pese a força dos tenros períodos para modelar comportamentos sociais, somos seres em constante transformação.Podemos desinstalar certezas e alterar atitudes para uma sociabilidade melhorada.

Que o poder, a serenidade e o brilho cheguem pelas mãos da gentileza. E da gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário