segunda-feira, 31 de março de 2014

O Sínodo dos Bispos 2014 na minha visão - Denys Briand

O Santo Padre Francisco, considerando a importância e a urgência dos graves desafios pelos quais passa a família moderna, decidiu pela realização de um Sínodo dos Bispos trabalhando em 2 etapas.

A primeira em 2014 com a 
Assembleia Geral Extraordinária, cujo título é: OS DESAFIOS PASTORAIS DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO; com a finalidade de estudar o atual momento da família, e desta forma recolher testemunhos e propostas dos Bispos em relação ao Evangelho para a família.
Foi enviado como instrumento inicial de trabalho, um questionário a todas as igrejas particulares com cerca de 39 perguntas relacionadas às dificuldades que a família moderna vivencia, seus desafios, sua identidade como família cristã.

Em 2015 ocorrerá então a Assembléia Geral Ordinária; neste momento se trabalhará as linhas de ação para a pastoral da família.

A família, como o resto toda a sociedade ocidental, vive uma crise, e a crise na família é a mais grave, pois ela se reveste da característica de ser o alicerce de toda a estrutura da sociedade. Somente para recordarmos alguns dos graves problemas pelos quais hoje passa a família:
os matrimônios mistos (inter-religiosos), a família monoparental, a poligamia, a cultura do descartável, o feminismo hostil à Igreja, o questionamento do próprio conceito de família, as mães de substituição (barrigas de aluguel), o relativismo moral da nossa época. E mais grave: a perda da fé e abandono do Sacramento do Matrimônio.

Sempre fiel ao mandato de Jesus de anunciar o Santo Evangelho a todas as criaturas e ciente de todas estas dificuldades, a Igreja vai a todas as periferias geográficas e, neste caso, também as periferias existenciais lembrar da infinita misericórdia do Senhor.

A Igreja enfrenta grandes desafios nos tempos atuais e a crise da família sem dúvida é um dos maiores deles, pois desde os tempos apostólicos se reconhece na família a realidade da "Igreja Doméstica"; ciente deste grande desafio em relação a família, célula-mãe da sociedade, a Igreja propõe este sínodo para que a luz do Evangelho possa ser analisado os desafios pastorais da Família.

Deus nos criou por amor e, ao mesmo tempo, para o amor, conforme nos ensina o Beato João Paulo II na Familiaris Consortio, pois Deus é amor (1Jo 4,8).

O amor é a vocação fundamental de todo ser humano e, especificamente, é a vocação de todo membro da Comunidade Católica Face de Cristo, nós somos chamados ao Amor.

Salmo 26,8 “Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro”.

Face de Cristo - resplandecei em nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário