quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A grandeza do Homem

Gênesis, 2

7. O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente.



"O sopro de Deus é a grandeza do Homem."


"A alma espiritual e imortal, que o poder do Altíssimo infunde em todo corpo desde o momento da concepção, é aquela dimensão divina da pessoa humana que a eleva acima de toda a criação material e que constitui o fundamento indestrutível da sua inviolável dignidade..."


"Enquanto o corpo pode perecer e dissiolver-se no pó, o homem continua a subsistir na sua dimensão espiritual.Libertar-se dos condicionamentos da matéria e tomar conciência do eu espiritual é uma das maiores urgências no nosso tempo.Efetivamente a fonte divina da grandeza a da glória está no espírito. A identificação do ser humano com a matéria é uma das mais insidiosas mentiras históricas dos povos.Sem a sua dimensão espiritual, o que resta da pessoa humana? Celebramos, todavi o dominio do homem sobre a criação, começando, não , a reconhecer o esplendor divino da sua alma.Esta é aquela pérola precisosa por cuja posse vale a pena largar tudo o mais."

Livio Fanzaga
Gênesis, 1,

26. Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra."

27. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.
 


"A descendência divina do ser humano é um dos temas mais caros às religiões históricas.A divina revelação a acolhe e aprofunda.Ao contrário, a cultura atéia e materialista do nosso tempo faz do homem um produto do acaso da evolução da matéria.Qual das duas perspectivas faz justiça à inegável grandeza do ser humano? Existe nas culturas antigas a nostalgia de uma nobreza perdida.O homem é como um rei que foi destronado,mas que não obstante conserva a recomendação da sua origem régia.Entende-se radicalmente diferente e acima do mundo animal, enquanto percebe no seu ser uma presença divina que é parte íntima da sua pessoa." Livio Fanzaga

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Oração de São Padre Pio de Pietrelcina

Oração de São Padre Pio de Pietrelcina

Papa Paulo VI: "Veja que fama ele alcançou! Que clientela mundial reuniu em torno de si! Mas por quê? Por que era um filósofo? Por que era um sábio? Por que dispunha de meios? Não, mas porque rezava a Missa humildemente, confessava de manhã à noite; era, difícil de dizer, representante estampado dos estigmas de Jesus. Era um homem de oração e de sofrimento." (20 de fevereiro de 1971).

Fica comigo, Senhor!


Fica Senhor comigo, pois p...
reciso da tua presença para não te esquecer.
Sabes quão facilmente posso te abandonar.
Fica Senhor comigo, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.
Fica Senhor comigo, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.
Fica Senhor comigo, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.
Fica Senhor comigo, para me mostrar tua vontade.
Fica Senhor comigo, para que ouça tua voz e te siga.
Fica Senhor comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.
Fica Senhor comigo, se queres que te seja fiel.
Fica Senhor comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.

Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho. Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas. Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.

Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti. Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão,a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.

Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.

Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não às mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!

Fica Senhor comigo, pois é só a ti que procuro teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais. Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém.

São Padre Pio, rogai por nós!
Ver mais

Aniversário do Lucas Briand- 20 de novembro



Hoje dia 20 de novembro é aniversário do meu filho do meio Lucas Briand , estou tão feliz, lembro de cada dia desde o dia que ele nasceu...e da imensa felicidade que ele sempre me proporcionou...o Lucas é um presente muito especial de Deus na nossa familia, ele é muito amigo do Denys Filho, muito amigo do André Briand...cuida de todos , inclusive de mim...é muito alegre, muito paciente, muito adulto para seus 17 aninhos( que completa hoje), enfim...uns dizem que ele lembra mu...
ito o pai dele , outros dizem que ele é a minha cara, eu acho que ele é a nossa parte melhor que se misturou formando ele...Obrigada Senhor por me enviar o Lucas...lembro que soube que estava gravida dele no dia da missa de sétimo dia da morte de meu querido pai, e soube naquele dia que Deus me mandou um alento para meu sofrimento , minha perda e minha dor...me deu de presente um novo Batista...um Batista aperfeiçoado para cuidar de mim, mesmo sendo eu a mãe...muitas vezes ele cuidou de mim como um pai faria....obrigada meu filho e Parabéns!Feliz aniversário!

"Se queres conhecer a Deus, aprende primeiramente a conhecer a ti mesmo"
Evágrio Pôntico
Oração da Mulher Cristã

Senhor, dá-me de Raquel a arte de fazer-me amar.
Dá-me de Joquebede o espírito de sacrifício e renúncia.
Dá-me de Débora, a solidariedade e o estímulo.
De, Rute dá-me a dedicação e a bondade.
De Ana, dá-me a fé a fibra para cumprir o voto.
Dá-me a astúcia de Mical, para usá-la no bem, não para o mal.
Como Abigail, faz-me mensageira da paz.
Como Ester, que eu seja d...
esinteressada e altruísta.
Como Maria faz-me pura e humilde, e como Isabel,
capaz de regozijar-me com o bem alheio.
De Marta, dá-me a disposição para o trabalho material
e de Maria, o anseio espiritual.
Como Dorcas, a costureira, que eu seja útil ao necessitado.
E como Lídia, a mulher hospedeira que eu abra a porta ao que
chegar cansado.
Como a mulher samaritana, que eu corra a falar da salvação.
Senhor, tira de mim se houver :
A vontade de olhar para trás da mulher de Ló,
A preferência por um filho de Rebeca.
O desejo adúltero da mulher de Potifar.
A traição de Dalila.
A trama macabra de Herodias.
De Ti , Senhor, suplico
a paz , a bênção e o perdão.

sábado, 17 de novembro de 2012

Os cinco preceitos da Igreja

Os cinco preceitos da Igreja:

1. Participar na Missa, aos domingos e festas de guarda e abster-se de trabalhos e actividades que impeçam a santificação desses dias. 2. Confessar os pecados ao menos uma vez cada ano. 3. Comungar o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa. 4. Guardar a abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja. 5. Contribuir para as necessidades materiais da Igreja, segundo as possibilidades

Mandamentos da Lei de Deus

Mandamentos da Lei de Deus

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS
Credo Niceno-Constantinopolitano

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós h...
omens e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só Baptismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há-de vir. Ámen.
Orações de Santo Inácio de Loyola

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Nas vossas chagas escondei-me. Não permitais que me separe de Vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte chamai-me. E deixai-me ir para Vós, para que Vos louve com os vo...
ssos Santos pelos séculos dos séculos. Ámen.

Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e possuo Vós mo deste. A Vós o restituo. Tudo é vosso, disponde de tudo, segundo a vossa inteira vontade. Dai-me apenas o vosso Amor com a vossa Graça, que isso me basta.
Quatro coisas necessárias para ser paciente:

Primeiro devemos ter fé;

Segundo, devemos pensar que tudo vem de Deus por amor;

Terceiro ,devemos crer que até na dor Deus nos quer felizes;

Quarto, devemos meditar sobre os próprios pecados.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

trabalhai na vossa salvação com temor e tremor

Filipenses 2, 12-18

XXXI SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses - 12Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência. 13Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. 14Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, 15a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, 16a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão. 17Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa , eu me alegro e vos felicito. 18Vós outros, também, alegrai-vos e regozijai-vos comigo. - Palavra do Senhor.

O que pode realmente satisfazer o desejo do homem?

Catequese de Bento XVI na Audiência Geral de quarta- feira
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 07 de novembro de 2012- Publicamos a seguir o texto da catequese de Bento XVI durante a Audiencia Geral desta quarta-feira, na praça de São Pedro.
O Ano da fé. O desejo de Deus.
 
 
“O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair para si o homem e somente em Deus o homem encontrará a verdade e a felicidade que busca sem parar” (n27).
 
O que pode realmente satisfazer o desejo do homem?
 
 
Através do amor, o homem e a mulher experimentam de um modo novo, um graças ao outro, a grandeza e a beleza da vida e do real. Se isso que experimentam não é simplesmente uma ilusão, se de fato quero o bem do outro como via também do meu bem, então devo estar disposto a descentralizar-me, a colocar-me ao seu serviço, a ponto de renunciar a mim mesmo. A resposta à questão sobre o sentido da experiência do amor passa, portanto através da purificação e da cura da vontade, o que é necessário para o próprio bem que se quer para o outro. Precisamos praticar, treinar, e até mesmo corrigir, para que aquele bem possa realmente ser desejado.
 
Assim, a experiência humana do amor tem em si um dinamismo que leva além de si mesma, é experiência de um bem que leva a sair de si e encontrar-se diante de um mistério que envolve toda a existência.
 
Considerações análogas poderiam ser feitas também a propósito de outras experiências humanas, como a amizade, a experiência do belo, o amor pelo conhecimento: cada bem experimentado pelo homem conduz em direção ao mistério que envolve o próprio homem; cada desejo que se aproxima do coração humano se faz eco de um desejo fundamental que jamais será plenamente satisfeito.
 
O homem, afinal, conhece bem o que não o satisfaz, mas não pode imaginar ou definir o que o faria experimentar aquela felicidade que traz no coração a nostalgia. Não é possível conhecer a Deus apenas a partir do desejo do homem. Deste ponto de vista surge o mistério: o homem é um buscador do Absoluto, um buscador a passos pequenos e incertos. E, todavia, a experiência do desejo, do “coração inquieto” como o chamava Santo Agostinho, já é significativa. Isso atesta que o homem é, no fundo, um ser religioso (cfr Catecismo da Igreja Católica, 28), um “mendigo de Deus”.
Educar desde a infância a saborear as verdadeiras alegrias, em todos os âmbiots da existência – a família, a amizade, a solidariedade com quem sofre, a renúncia ao próprio eu para servir ao outro, o amor pelo conhecimento, pela arte, pela beleza da natureza-, tudo isso significa exercitar o gosto interior e produzir anticorpos eficazes contra a banalização e o abatimento hoje difundidos.
 
Mesmo no abismo do pecado não se apaga no homem aquela faísca que lhe permite reconhecer o verdadeiro bem, de saboreá-lo, e de iniciar assim um percurso de subida, no qual Deus, com o dom da sua graça, não deixa jamais faltar a sua ajuda. Todos, aliás, precisamos percorrer um caminho de purificação e de cura do desejo. Somos peregrinos em direção à pátria celestial, em direção ao bem pleno, eterno, que nada jamais nos poderá tirar. Não se trata, portanto, de sufocar o desejo que está no coração do homem, mas de libertá-lo, para que possa alcançar a sua verdadeira altura. Quando no desejo se abre a janela em direção a Deus, isto já é um sinal da presença da fé na alma, fé que é graça de Deus. Santo Agostinha sempre afirmava: “Com a expectativa, Deus fortalece o nosso desejo, com o desejo alarga a nossa alma e dilatando-o deixa-o mais capaz” (Comentário da Primeira cata de João, 4, 6: PL 35, 2009).
Nesta peregrinação, sentimo-nos irmãos de todos os homens, companheiros de viagem também daqueles que não crêem, de quem está a procura, de quem se deixa interrogar com sinceridade pelo dinamismo do próprio desejo de verdade e de bem. Rezemos, neste Ano da fé, para que Deus mostre a sua face a todos aqueles que o buscam com coração sincero. Obrigado.
 Bento XVI
 
 
 

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Porque a boca fala do que lhe transborda do coração.

 

 17. Não compreendeis que tudo o que entra pela boca vai ao ventre e depois é lançado num lugar secreto?

18. Ao contrário, aquilo que sai da boca provém do coração, e é isso o que mancha o homem.

19. Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias.

20. Eis o que mancha o homem. Comer, porém, sem ter lavado as mãos, isso não mancha o homem.


7. Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías:

8. Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim.

9. Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens (Is 29,13).




44. O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
 


23. A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um
 

31. Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada.


28. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
 

29. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.

30. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.


27. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.

42. Todo aquele que der ainda que seja somente um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é meu discípulo, em verdade eu vos digo: não perderá sua recompensa.
 

39. Aquele que tentar salvar a sua vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por minha causa, reencontrá-la-á.
 

38. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
 

40. Quem vos recebe, a mim recebe. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
 

30. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.

31. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.


37. Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim.
 

32. Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.

33. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

26. Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber.
 

16. Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.
 

6. ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.

7. Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.

8. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!

9. Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,

10. nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.
 

35. Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.

37. Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos.

38. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.
 

5. Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda?

6. Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te - disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa."

7. Levantou-se aquele homem e foi para sua casa.

  "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.
 

22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?

23. E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!

24. Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.

25. Ca...
iu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.

26. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.

27. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
21. Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
 

17. Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos.

18. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos.

19. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.

20. Pelos seus frutos os conhecereis.


 13. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.

14. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.

12. Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.


 
6. Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
 


1. Não julgueis, e não sereis julgados.

2. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.

3. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?

4. Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu?

...

5. Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.

(Mateus 7, 7-8)
7. Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto.

8. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.
 
 
 

 


























 





 

uma noite de oração!

DISCERNIMENTO
Jesus é fonte de água viva que é derramado no solo seco das nossas vidas. O que estamos fazendo para obter tal graça ? Ele nos pede que vigiemos, intensifiquemos nossas orações e súplicas ao Deus Altíssimo. Jesus quer derramar abundantes graças sobre nós. Ele envia seus santos anjos a nos proteger

Santa Catarina de Sena

"Avalia-se o bom soldado de cavalaria no campo de batalha.Tbm vossa alma se tem de ser experimentada na luta das grandes dores.Se vossa alma se mostra bastante paciente, se não desanimar nem se revoltar, se não se escandalizar diante dos acontecimentos que Deus permite, poderá rejubilar-se, alegrar-se e, contente, esperar vida eterna.Apoiada na cruz e fortalecida pelas dores e sofrimentos de Cristo, tranquila aguardareis a eterna visão de Deus."(Santa Catarina de Sena)



Frutos do autoconhecimento.

Vós deveis ter essa santa e grande preocupação: de que por vós mesma nada sois e de que vem de Deus o que sois.Dele recebeste o ser e, dia após dia,Deus vos concede muitos favores e graças.se fordes grata a Deus, alcancareis a perfeita paciência e não ficareis a fazer comparações entre sofrimentos grandes e sofrimentos pequenos,pq então os grandes vos parecerão um nada a ser suportado por Jesus Cristo crucificado."(Santa Catarina de Sena)

"Mas o sangue e o corpo de Jesus devem ser ministrados por pessoas retamente iluminadas por Deus na ardente chama da caridade."(Santa Catarina de Sena)

"Sendo o egoismo tão perigoso, ocorre fugir dele e estar atento para que não penetre na alma.E se ai já estiver, é preciso procurar o remédio."(Santa Catarina de Sena).

"E qual é a vontade de Deus? A Nossa santificação.Tudo o que Deus nos manda ou permite-sofrimentos e doenças em todas as suas formas- tudo é mandado ou permitido em grande mistério,para nossa santificação e de acordo com as necessidades de nossa salvação."(Santa Catarina de Sena)

"Queixumes e lamúrias não aliviam dores; ao contrário, duplicam-nas, pois me fazem colocar os desejos em coisas que não posso alcançar.Revesti-vos de Jesus Cristo, forte escudo que nenhuma criatura conseguirão tirar vossa vontade.Ele é eterna doçura, capaz de eliminar toda amargura.Nele alimenta-se e sacia-se o homem, enquanto todo o resto passa a ser olhado como esterco e lixo.Tal pessoa começa a alegra-se nas injúrias,maus tratos e ofensas e nada mais deseja senão configurar-se com Cristo na cruz.Nele, pôs seu amor e toda preocupação; alegra-se na proporção dos sofrimentos;compreende que achou o caminho reto.Nem outro caminho existe; que tanto se assemelhe o homem a Cristo quanto o caminho da dor."(Santa Catarina de Sena)

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Esta oração foi escrita originalmente em Gaélico em meados do século V por São P...
atrício, e recebeu esse nome por seu enorme poder de proteção contra inimigos dos mundos físico e espiritual. É, também, considerada a mais antiga expressão de poesia vernácula européia.



Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Tríade,
Pela afirmação da unidade
Do Criador da Criação.

Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força do nascimento de Cristo em Seu batismo,
Pela força da crucificação e do sepultamento,
Pela força da ressurreição e ascensão,
Pela força da descida para o Julgamento Final.

Levanto-me, neste dia que amanhece,
Pela força do amor dos Querubins,
Em obediência aos Anjos,
A serviço dos Arcanjos,
Pela esperança da ressurreição e da recompensa,
Pelas orações dos Patriarcas,
Pelas previsões dos Profetas,
Pela pregação dos Apóstolos
Pela fé dos Confessores,
Pela inocência das Virgens santas,
Pelos atos dos Bem-aventurados.

Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força do céu:
Luz do sol,
Clarão da lua,
Esplendor do fogo,
Pressa do relâmpago,
Presteza do vento,
Profundeza dos mares,
Firmeza da terra,
Solidez da rocha.

Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força de Deus a me empurrar,
Pela força de Deus a me amparar,
Pela sabedoria de Deus a me guiar,
Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho,
Pelo ouvido de Deus a me escutar,
Pela palavra de Deus em mim falar,
Pela mão de Deus a me guardar,
Pelo caminho de Deus à minha frente,
Pelo escudo de Deus que me protege,
Pela hóstia de Deus que me salva,
Das armadilhas do demônio,
Das tentações do vício,
De todos que me desejam mal,
Longe e perto de mim,
Agindo só ou em grupo.

Conclamo, hoje, tais forças a me protegerem contra o mal,
Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma,
Contra a encantação de falsos profetas,
Contra as leis negras do paganismo,
Contra as leis falsas dos hereges,
Contra a arte da idolatria,
Contra feitiços de bruxas e magos,
Contra saberes que corrompem o corpo e a alma.

Cristo guarde-me hoje,
Contra veneno, contra fogo,
Contra afogamento, contra ferimento,
Para que eu possa receber e desfrutar a recompensa.
Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.

Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Tríade,
Pela afirmação da Unidade,
Pelo Criador da Criação.

Amém.

Passarinho

Kelly Patrícia

É loucura muito minha, Senhor, esperar que o teu Amor
Depois de todos os desmandos me aceite como sou.
É loucura muito minha, Senhor, esperar com terno ardor,
que em minhas limitações faças loucuras de amor.
Águia não sou, meu Senhor,
Dela trago, tão somente, o olhar
E também, no coração, a aspiração do seu voar, voar...
Quero em meu posto ficar a fitar o Sol do Amor, do Amor:
Passarinho é o que eu sou nas mãos do meu Senhor.
E quando da vida, Senhor, o Sol do Amor se ausentar,
Não vou me preocupar, porque sei:
por entre as nuvens Ele está a brilhar.
E em mim nascerá, Senhor, do amor a perfeita alegria
E em tuas asas, então, voarei na mais perfeita harmonia
"Tarde Vos amei,
ó Beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos!
...
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!
Retinha-me longe de Vós
aquilo que não existiria,
se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me,
com uma voz tão forte,
que rompestes a minha Surdez!
Brilhastes, cintilastes,
e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume:
respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós.
Saboreei-Vos
e, agora, tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me
e ardi, no desejo da Vossa Paz"
Santo Agostinho

O AMOR

1 Coríntios 13

O amor

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.